

Ele não pode, por exemplo, deixar de amar o homem, mesmo que este decida para sempre não precisar D'ele; Ele também não Pode interferir na liberdade humana, pois espera que a sua criatura amada o procure por um ato deliberado. Além do mais, é, precisamente a liberdade, o elemento fundamental da dignidade que Deus imprimiu no homem. Quem ama não aprisiona!
Mas, como responder a questões tão pertinentes e tão concretas como estas que os noticiários tem mostrado nesses últimos dias? Na verdade, o que ocorreu em Santa Catarina, foi decorrente de um uso irracional da natureza. Há décadas o homem vem agredindo o meio ambiente sob o pretexto de progresso econômico que visa o bem estar. Entretanto, isso trouxe desajustes tremendos para o ciclo ambiental! Desse modo, dá para perceber que a culpa não é de Deus, ele é apenas um bode expiatório nas mãos do homem.
Além do mais, creio que devemos nos preparar para catástrofes naturais maiores, visto que o desequilíbrio ambiental que o homem, por um ato livre, provocou na natureza ganhou proporções tais que não se pode mais calcular.
Tudo isso que foi dito, a meu ver, serve para responder as outras indagões na ordem do sofrimento humano. O homem sofre: isso é um fato. Mas, a causa não está em Deus! Se averiguarmos bem, a fonte de todo sofrimento está no mal uso da nossa faculdade volitiva.
Portanto, convido a todos a conceder a absolvição a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário