quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A liberdade

Falar de liberdade é muito complexo, pois dependerá, em grande parte, do conceito que comumento tem sido construído a respeito dessa faculdade inerente ao homem. Para muitas pessoas, ser livre é fazer o que lhe vem a cabeça; é não ter ninguém a lhe ditar regras ou a lembrar-lhe do que terá de fazer. É exatamente desse modo que pensa o adolescente que se aborrece diante das inúmeras cobranças de seus pais. Para outros, ser livre é está isento de qualquer fator que iniba suas paixões de modo que para estes, as extruturas sociais deverão sempre se adequar aos seus anseios e desejos permissivos. São pessoas enternamente insatisfeitas! Para outros, enfim, a liberdade consistirá em poder dizer tudo o que lhe vem à cabeça. Em geral, tais pessoas dizem palavras agressivas e, quando interpaladas, dizem que estão apenas sendo verdadeiras.
Entretanto, no fundo dessas justificativas há uma luta tremenda pela autoafirmação de seu sentimento de onipotência. O homem continua a reclamar para si o lugar que não lhe compete!

Para o cristão, a liberdade consiste na capacidade de usar a sua razão para escolher agir desse ou daquele modo de acordo com a graça de Deus que opera no interior de cada indivíduo. Portanto, quanto mais praticarmos boas atitudes, mais ascenderemos no caminho da liberdade.
Desse modo, nem sempre fazer o que nos vem a cabeça é sinal de liberdade, pois há muitos que, depois de se entregar a uma vida permissiva se deparam numa condição amargurante e de escravidão. Ser livre é ser capaz de amar e doar-se prontamente.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Dedicação da Basílica de Latrão


Neste domingo, dia 09 de novembro, a igreja celebrou a dedicação da Basílica de Latrão, primeira igreja cristã do mundo e catedral da diocese de Roma. Com esta celebração a Igreja faz-nos lembrar de que formamos um verdadeiro edifício espiritual em que Cristo foi posto como pedra fundamental.


Poste seus comentários!

A fascinante Experiência de Cristo

O encontro com Jesus, foi, para todos os homens sedentos da presença de Deus, ocasião de um contato consigo mesmo, pois o mistério do Deus revelado em Jesus se destinava a revelar o mistério do próprio homem. Desse modo, o homem se viu projetado no "Filho do Homem" e a imagem rompida pelo pecado de Adão, foi restaurada mediante a Encarnação do Verbo Eterno feito carne e imolado por todos nós. Portanto, nele, a criatura humano se tornou mais humana!

A presença histórica de Jesus revelava e escondia ao mesmo tempo o mistério de Deus. Por meio de suas obras e palavras, Deus era manifesto aos pobres e sofredores. Com efeito, Deus se fez próximo e íntimo da criatura amada. Deus podia, efim, caminhar ao encontro da sua obra prima; podia falar-lhe ao coração. Entretanto, o que era um desvelar, se tornou obscuridade aos arrogantes deste mundo, de modo que muitos ouviam sem ouvir e vinham sem enxergar a grande obra de Deus manifesta em Jesus de Nazaré.
Muitos pretendem reduzir a figura de Jesus a um carismático vulto histórico que marcou uma determinada época com seus ensinamentos iluminados de sabedoria. Para tais pessoas, a divindade de Jesus seria meramente fruto da imaginação de São Paulo que divinizou a figura profética do mensageiro de Nazaré. Com efeito, parece-nos que Jesus permanece emblemático e obscuro também em nossos dias.

Para sermos introduzidos no mistério do Deus revelado é preciso que façamos parte do número do "Resto de Israel", o pequeno povo escolhido de antemão pela Sabedoria Eterna, a raça escolhia, os pobres de Deus.


domingo, 9 de novembro de 2008

São Bento - PB

A cidade de São Bento, situado no alto sertão paraibano, se destacou na região nordeste pelo seu potencial no setor da indústria têxtil. São consumidas milhares de toneladas de fios de algodão na confecção de redes de dormir, toalhas, mantas, panos de prato, tapetes, bolsas femininas, etc. Essa atividade é a grande responsável pela a geração de renda na região, de modo a tornar a cidade numa das cidades que mais crescem no Estado da Paraíba.
Essa atividade econômica surgiu no início do século XX de forma bastante rudimentar e era caracterizada como uma atividade eminentemente familiar. Todos os membros da família estavam absortos nessa atividade de tal forma que uns fiavam, outros torciam o fio no fuzil, outros enfim, teciam. Essa atividade era totalmente artesanal.

Com o passar d0 tempo essa atividade foi se tornando mais racionalizada, sobretudo, com a implantação de máquinas industriais adquiridas em São Paulo. O Sr. Manuel Lúcio da Silva foi o primeiro empresário a compor uma Indústria têxtil mecanizada. Essa fábrica se constituiu numa verdadeira revolução no setor.

Atualmente, a atividade se disseminou numa infinidade de pequenas e médias empresas responsáveis por um dos maiores ICMS no Estado e num índice insignificante na taxa de desemprego. Além disso, a geração de emprego desse setor tem fortalecido o comércio local, resultando sempre na criação de novos estabelcimentos comerciais.

Dentre as atividades consolidades pelo setor industrial do município de São Bento, deve-se destacar, sem sombra de dúvidas, o crescimento da construção civil. Em 2004, o IBGE estimou que pelo menos uma casa é construida por dia em São Bento. Além do mais, o cenário da cidade vem ganhando um panorama urbano atraente por causa do surgimento de pequenos edifícios.
SEUS INDICADORESIDH0,638 PNUD/2000
PIB R$ 76.556.761,00 IBGE/2003
PIB PER CAPTA R$ 2.725,99 IBGE/2003