quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O sentido da espera

A revolução tecnológica vem modificando profundamente o modo de vida dos homens. Com efeito, as facilidades, a comodidade e a rapidez com que os instrumentes eletrônicos nos atendem é surpreendente! Para se ter uma idéia, basta citarmos o fato de que ninguém quer mais assistir TV tendo que levantar-se de sua poltrona para mudar o canal. Além do mais, a Internet viabilizou a aquisição de mercadorias sem sair de casa e a entrega é realizada em um prazo cada vez mais curto.

Evidentemente, tudo isso é visto por todos como algo bom e desejável. Contudo, todo esse aparato tecnológico proporcionou profundas mudanças na vida das pessoas mergulhadas no mundo do consumo, tornando-as incapazes de esperar algo. Sem dúvida, essas conquistas são de grande validade para todos nós e não se trata aqui de levantar uma bandeira anti-modernista, mas o que se pretende é chamar a atenção para não sermos tragados pelo imediatismo vigente em nossa cultura, pois o resultado de tudo isso é a relativização da própria pessoa, visto que o processo de construção de nossa individualidade exige um período logo de dormência no qual a única coisa que resta a fazer é esperar.

Além do mais, para nós cristãos, o que fundamenta nossa prática, é a certeza de uma realidade que está por vir, mas que, em germe, já a possuimos! De fato, que este tempo do advento nos proporcione uma fé espectante Naquele que nos visitará com o intuito de nos elevar à familiaridade divina!


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Deze pelos textos deste blogge, e particularmente pelo texto "o sentido da espera". Vc conseguiu apresentar nele as linhas gerais do tema espera. Prabéns novamente.

Fico feliz a ver seu blogge e ao ler seu textos, eles têm bastante conteúdo.

Com estima,

Kleber Rodrigues